Os microplásticos, tema amplamente discutido em debates ambientais, são popularmente conhecidos como partículas plásticas com tamanhos inferiores ou iguais a 5mm.
Parte dos microplásticos encontrados nos oceanos advêm da fragmentação dos plásticos convencionais os quais são insolúveis em água. Embora os plásticos convencionais possam se fragmentar rapidamente com exposição à luz solar e estresse mecânico (imagem 1), os fragmentos permanecem por anos insolúveis em água e com uma massa molecular que é muito alta para a biodegradação.
Embora a maioria das pessoas conheça essa definição básica sobre tamanho, poucos sabem que existe a norma ISO 24187 de 09/2023 — um guia abrangente que estabelece os princípios para a análise de microplásticos em diferentes ambientes.
Conforme a ISO 24187, a análise de microplásticos inclui a classificação do tamanho das partículas plásticas, especificações para os aparelhos utilizados na amostragem, preparação de amostras e diretrizes para quantificação representativa. Termos e definições relevantes desta norma são referenciados na ISO 472 e detalhados nos seguintes conceitos principais:
– Microplástico Grande: Partícula plástica insolúvel em água, com dimensão entre 1 mm e 5 mm.
– Microplástico: Partícula sólida e insolúvel, variando de 1 μm a 1 mm, que pode ser intencionalmente adicionada a produtos (ex.: cosméticos, tintas).
De acordo com a ISO 24187, a dimensão é relacionada ao maior comprimento da partícula, abrangendo formas regulares e irregulares, conforme especificado na ISO 9276-6:2008.
A Degradação dos Plásticos d2w™ Gera Microplásticos?
Estudos recentes mostram que a resposta é não. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), plásticos aditivados em degradação, como os plásticos d2w™, liberam moléculas solúveis em água, o que exclui a caracterização como microplásticos.
Relatórios de laboratórios acreditados ISO 17025 confirmaram a biodegradação superior a 90% de materiais degradados com a tecnologia d2w™ em um prazo de 180 dias. Além disso, o relatório do Lambton College, de 25 de setembro de 2024, destacou que fragmentos de materiais biodegradáveis, como os plásticos d2w™, não são classificados como microplásticos. Em suas conclusões, o estudo afirma: “Um pequeno fragmento de material não é, portanto, um ‘microplástico’ se for biodegradável.”
Visite www.biodegradavel.com.br para saber como o d2w funciona e seu propósito.
Entre em contato com a RES Brasil para tornar sua empresa licenciada para fabricação de produtos com nossas tecnologias inovadoras:
resbrasil@resbrasil.com.br
(19) 3871-1897
(19) 99477-6886 (WhatsApp).