Botão Whatsapp

Decomposição de 180 dias ou 100 anos: o que você escolhe?

Nos últimos anos, a discussão sobre o impacto ambiental dos plásticos tem ganhado força. Isso se deve principalmente ao fato de que a decomposição de materiais plásticos tradicionais pode levar centenas de anos, gerando um acúmulo preocupante de resíduos nos ecossistemas. Quando descartados de forma inadequada, esses plásticos se fragmentam em micropartículas, que poluem solos, rios, mares e até mesmo a cadeia alimentar.

Para entender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender por que a sacola plástica demora tanto para se decompor, a importância do uso da sacola biodegradável e seu tempo de decomposição.

Por que a sacola plástica demora tanto para se decompor?

O plástico tradicional pode levar centenas de anos para se decompor devido à sua estrutura química altamente resistente. Feito de polímeros derivados do petróleo, suas ligações moleculares são muito fortes, o que dificulta sua degradação por processos naturais. Além disso, o plástico não é biodegradável, ou seja, microorganismos não conseguem degradá-lo como fazem com materiais orgânicos.

Fatores como resistência à luz solar, à umidade e à oxidação prolongam ainda mais sua decomposição. Por exemplo, uma sacola plástica pode levar cerca de 100 a 500 anos para se decompor completamente no meio ambiente. Durante esse período, o plástico se fragmenta em microplásticos, que continuam poluindo solos e oceanos, causando impactos ao ecossistema e à vida selvagem.

Essa durabilidade torna o plástico uma ameaça ambiental significativa, afetando ecossistemas e a vida selvagem.

Qual a importância do uso da sacola biodegradável?

Nos últimos anos, a busca por alternativas para mitigar os danos causados pelo plástico no meio ambiente tem ganhado relevância. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2018, aproximadamente 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos chegam aos oceanos a cada ano. Além disso, mais de 500 bilhões de sacolas plásticas são distribuídas anualmente ao redor do mundo.

A fabricação dessas sacolas traz um grande impacto ambiental, já que elas são produzidas a partir de petróleo e gás natural, recursos finitos e não renováveis. Quando descartadas de maneira inadequada, essas sacolas podem levar à morte de muitos animais e também contribuir para alagamentos e o entupimento de sistemas de drenagem urbana.

A boa notícia é que pequenas mudanças no dia a dia podem gerar grandes benefícios ao meio ambiente. Uma dessas mudanças é a substituição das sacolas plásticas convencionais por opções biodegradáveis. No entanto, é fundamental saber quais tipos de resíduos podem ser descartados nessas sacolas para garantir seu uso adequado e maximizar seus benefícios ambientais (fonte: Ecycle).

Qual o tempo de decomposição da sacola biodegradável?

As sacolas biodegradáveis, quando descartadas em condições adequadas, como em usinas de compostagem, pode se decompor em cerca de 180 dias, ou seja, apenas seis meses, comparado aos séculos que uma sacola plástica comum levaria.

Essa diferença no tempo de decomposição representa um enorme avanço no combate à poluição ambiental. Enquanto as sacolas convencionais podem se fragmentar em microplásticos, que continuam no ecossistema por centenas de anos, as sacolas biodegradáveis são absorvidas pela natureza sem deixar resíduos tóxicos, promovendo uma solução mais segura e ecológica.

Gostou de saber mais sobre a diferença da sacola comum e a biodegradável?

RES Brasil tem mais de 20 anos de experiência atuando em desenvolvimento e fornecimento de materiais para indústrias fabricarem embalagens seguras e com o menor impacto ambiental possível.

Interessado nas nossas tecnologias de produtos e embalagens que salvam vidas e o meio ambiente? Fale com a gente agora mesmo.