Muitos já sabem que parte dos microplásticos encontrados nos oceanos resulta da fragmentação de plásticos convencionais, os quais são insolúveis em água. Embora esses plásticos possam se fragmentar rapidamente sob exposição à luz solar e ao estresse mecânico, os fragmentos permanecem por anos devido à sua alta massa molecular, o que impede a biodegradação.
Mas quais são as principais fontes de geração desses microplásticos?
Os microplásticos têm várias origens principais, entre elas:
- Desgaste de pneus de veículos
- Poeira urbana
- Lavagem de tecidos sintéticos
- Tintas
- Produtos de higiene e beleza
Um estudo realizado por Boucher & Friot em 2017 identificou essas e outras fontes como principais contribuintes para a presença de microplásticos nos oceanos (imagem1).
Produtos plásticos desempenham um papel essencial em nossa rotina, presentes em praticamente todos os aspectos do cotidiano, muitas vezes sem que nos demos conta de sua importância. Desde utensílios de cozinha até componentes tecnológicos, sua versatilidade e resistência tornam o plástico um material indispensável. Por exemplo, o sistema de dutos de um simples aparelho de ar-condicionado utiliza plásticos em seu isolamento térmico, que com o tempo, acabam se degradando (imagem 2).
A tecnologia dos plásticos biodegradáveis d2w™ oferece uma solução de segurança ambiental para produtos plásticos fabricados por nossos licenciados. Ela permite que esses produtos cumpram sua função durante a vida útil, mas com a vantagem de uma biodegradação acelerada caso escapem dos processos de coleta e reciclagem e acabem no meio ambiente.
Visite www.biodegradavel.com.br para saber como o d2w funciona e seu propósito.
Entre em contato com a RES Brasil para tornar sua empresa licenciada para fabricação de produtos com nossas tecnologias inovadoras:
resbrasil@resbrasil.com.br
(19) 3871-1897
(19) 99477-6886 (WhatsApp).