
Atualmente, as empresas estão cada vez mais engajadas com a sustentabilidade. Nos últimos anos, muitos consumidores sofreram o impacto negativo do uso exagerado de materiais não recicláveis.
Em contrapartida, esses mesmos consumidores começaram a optar por marcas que têm a sustentabilidade como uma de suas prioridades.
No post de hoje falaremos sobre a importância da visão sustentável dos produtos de uma marca, como também entenderemos como aplicar este diferencial nas empresas.
Por que a sustentabilidade é um diferencial no mercado atual?
Um dos principais problemas causadores de poluição no planeta é a não reciclagem de materiais. Esse fator influencia negativamente no meio ambiente.
Por isso, a sustentabilidade vem se tornando uma pauta cada vez mais frequente entre as empresas.
Quando falamos de sustentabilidade, é preciso estar preparado para conquistar clientes cada vez mais exigentes. As marcas que investem na sustentabilidade de seus produtos tendem a conquistar um espaço importante no mercado, sendo um diferencial entre as demais.
Além de fidelizar clientes em potencial, é possível contribuir com o meio ambiente para conscientização do consumo sustentável de materiais.
O marketing verde e a sua importância
Você já ouviu falar em marketing verde? O marketing verde, conhecido como marketing ambiental ou eco marketing trata-se de um marketing focado na sustentabilidade. Em outras palavras, consiste em promover uma imagem ecológica para a sua marca.
No entanto, não é suficiente apenas passar a imagem de que a marca se preocupa com a sustentabilidade de seus produtos. É preciso mostrar que a sua marca tem atitudes de responsabilidade ambiental, social, cultural e econômica.
Empresas que não cumprem o que dizem tendem a ter sérias consequências no futuro. Por isso, para utilizar essa estratégia e atrair novos clientes, é necessário assumir a responsabilidade de cumprir o que foi proposto DE VERDADE e com atitudes.
Quais são os princípios do Marketing Verde?
Como foi visto, o Marketing Verde deve ser pautado em atitudes reais que visem incorporar práticas de preservação ambiental, levando o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável em consideração.
Dessa forma, entendemos que para estar em harmonia com a sustentabilidade ambiental, a sua marca deve ser:
- economicamente viável;
- socialmente justa;
- ecologicamente correta;
- culturalmente aceita.
É importante também dar atenção aos famosos 3 R´s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, como também os 4 S´s: Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social.
Sabendo a importância da sustentabilidade ambiental e o crescimento dos clientes que desejam investir em escolhas mais inteligentes e sustentáveis, faz-se de extrema importância o posicionamento sustentável da sua marca. Como vimos anteriormente, este fator trará diversos benefícios no crescimento de um negócio.
Como aplicar a sustentabilidade ambiental na sua marca?
Antes de tudo, é necessário pensar em como seria possível reduzir os impactos ambientais negativos relacionando aos produtos. Isso pode ser feito buscando por alternativas mais sustentáveis que contribuam com o meio ambiente, como a reciclagem de materiais, por exemplo.
Uma outra alternativa é substituir produtos que agridam o meio ambiente por outros materiais recicláveis que sejam opções mais sustentáveis. Além disso, ao serem definidas as novas mudanças, é preciso um alinhamento por parte da gestão com os funcionários.
É importante ressaltar que ao tomar a decisão de ter uma marca sustentável, é necessário que haja uma transformação nas atividades da empresa, dos fundadores e donos. Estes devem estar preparados para capacitar seus funcionários em relação à nova filosofia da empresa, com o objetivo de propagar esta informação aos consumidores de maneira clara e verdadeira.
Quais os benefícios da sustentabilidade ambiental nas empresas?
São inúmeros os benefícios de propagar a filosofia ecológica na sua marca. Temos como um deles atrair novos clientes preocupados com o meio ambiente e fidelizá-los.
Logicamente, existe uma parcela do público que não se preocupa com questões ambientais. No entanto, estes clientes não deixaram de comprar os seus produtos.
Como sabemos, a preocupação com a sustentabilidade ambiental dos produtos surgiu por parte dos próprios consumidores que estão cada vez mais exigentes com o que consomem. A questão ambiental pode ser um fator determinante para estes clientes que, certamente, entre uma marca sustentável e uma não sustentável, escolheriam a primeira opção.
Temos como um exemplo disso a preferência dos consumidores por embalagens retornáveis ou recicláveis.
Além de conquistar clientes cada vez mais exigentes, é possível agregar valor à sua marca, gerando um diferencial no mercado. Com o passar do tempo, os investimentos em sustentabilidade ambiental irão trazer economia à sua empresa e lucro no longo prazo.
Precisa de ajuda para dar o primeiro passo em direção a uma marca mais sustentável e que pensa no meio ambiente?
A RES Brasil tem mais de 20 anos de experiência atuando em desenvolvimento e fornecimento de materiais para indústrias fabricarem embalagens seguras e com o menor impacto ambiental possível.
Interessado nas nossas tecnologias de produtos e embalagens que salvam vidas e o meio ambiente? Fale com a gente agora mesmo.