Qual a importância das embalagens?

embalagens

A embalagem é uma das principais responsáveis pela proteção do produto. Desde a produção até o consumo efetivo, a embalagem irá proteger e conservar o produto, evitando a contaminação por micro-organismos, insetos, entre outros, mantendo sua integridade.

As propriedades das embalagens têm como objetivo manter a segurança do consumidor, mas não é a única função dela. Uma embalagem atraente poderá interferir diretamente na escolha de determinado produto no momento da compra.

Um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design de embalagens registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos. A pesquisa mostrou ainda que entre produtos semelhantes, o consumidor acaba preferindo o que possui a embalagem mais atraente, bela e prática, estando inclusive disposto a experimentar uma marca nova.

Quanto à relação com os novos rumos do consumo coletivo, pautado fortemente no aspecto natural e nas características de sustentabilidade. As embalagens biodegradáveis ganharam força nos últimos anos, onde uma grande parte da população brasileira busca marcas que se posicionam de forma ecológica.

Implantar embalagens biodegradáveis combinado com design atrativo, pode proporcionar uma série de vantagens para a marca, como:

– Identificação com as causas de proteção do meio ambiente;
– Aumento da competitividade no mercado;
– Fortalecimento da marca;
– Fidelização de consumidores.