O que é bom sobre o plástico?

02

Michael Laurier, CEO da Symphony Environmental Technologies, conversa sobre a tecnologia de proteção d2p.

Muitas vezes somos lembrados dos efeitos negativos do plástico, portanto você vai se surpreender ao saber que existem muitas inovações em plástico para proteção da saúde e bem-estar.

Symphony Environmental tem trabalhado muito nesta área e desenvolveu uma gama de produtos sob a marca d2p (designed to protect).

 

ALIMENTOS

A Organização de Agricultura e Alimentação da ONU afirma que aproximadamente um terço dos alimentos produzidos para consumo humano seja perdido ou desperdiçados. O desperdício de alimentos é um problema global que faz com que a proteção e preservação de alimentos seja uma prioridade principal. O plástico é muito melhor que o papel para este propósito – especialmente quando molhado.

Embalagens para alimentos precisam garantir não apenas que os alimentos estejam protegidos contra patógenos prejudiciais, mas também que qualquer migração de químicos de materiais em contato com os alimentos para os próprios alimentos esteja em níveis que não prejudiquem a saúde humana, nem afetem a natureza e a qualidade dos alimentos.

Muitos tipos de frutas e vegetais continuam o amadurecimento após a colheita, e este amadurecimento pode alterar a cor e textura do produto, reduzindo seu prazo de validade.

Embalagens para alimentos feitas com d2p Adsorvedor de Etileno podem sequestrar o etileno dentro da embalagem e retardar o processo de deterioração dos alimentos. Também regula a umidade para retardar o processo de secagem – ajudando a estender a vida útil e conservando as qualidades nutricionais, frescor e sabor do produto.

O d2p Adsorverdor de Oxigênio também é importante para embalagens de alimentos já que o oxigênio é outra razão para a deterioração dos alimentos dentro das embalagens. Para os produtores de alimentos, a Symphony pode fornecer filmes mulching (agrícolas) que biodegradam após o uso (e, portanto, não precisam ser removidos do campo e descartados). Estes também podem ser fornecidos com propriedades anti-insetos e antimicrobianos.

 

INSETOS

01

Mas não é apenas em embalagens para alimentos que as novas tecnologias tiveram impacto. Plásticos se provaram muito úteis em proteger as pessoas de insetos, principalmente de doenças transmitidas por insetos como mosquitos e moscas.

Os masterbatches inseticidas da Symphony podem ser incorporados em telas e redes de proteção contra mosquitos, eliminando a necessidade de mergulhar em produtos químicos. d2p AI (anti inseto) garante que as telas e redes estão protegidas por toda a vida útil do produto, tornando-as mais baratas para produzir e mais fáceis de utilizar.

d2p AI pode ser incorporado em bancadas de plástico e outras superfícies, tornando-as letal para os insetos. Também pode ser adicionado em filmes e sacos para a agricultura, como sacos de bananas para evitar que os insetos destruam as culturas, e mais recentemente foi usado com grande efeito para evitar que os insetos perfurassem dutos de irrigação agrícola.

 

CUIDADOS PARA A SAÚDE

O aumento da resistência das bactérias aos antibióticos ajudou a impulsionar uma grande variedade de produtos plásticos antimicrobianos usados em ambiente de saúde. Tudo, desde escovas de dentes a luvas, capas de sapato, colchões, cortinas, máscaras faciais, aventais e roupas hospitalares estão sendo feitas com plástico antimicrobiano d2pAM, assim como equipamentos médicos como seringas e cânulas.

 

ENCANAMENTO DE ÁGUA

03

 

Tecnologia antimicrobiana pode agora ser incorporada em tubos de água potáveis, ajudando a evitar o acúmulo de biofilme. A vida útil dos tubos de plásticos é de cerca de 50 anos, o que significa que o biofilme tem muito tempo para se acumular na tubulação de distribuição de água. Este biofilme pode ter muitos patógenos humanos e animais, produzindo microrganismos tóxicos, que podem afetar a saúde humana e a qualidade da água.

 

INCRUSTAÇÕES MARINHAS

Não apenas protegendo as pessoas, mas economizando dinheiro, o PEAD (polietileno de alta densidade) é agora usado amplamente na indústria de construção naval, e o d2p pode ser incorporado ao plástico para inibir o crescimento de organismos aquáticos, ajudando a preservar a integridade da estrutura e reduzindo o custo de manutenção.

 

INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO

04

 

Plástico é o material preferido em muitas indústrias, não só pelo seu peso leve, resistência e flexibilidade, mas também pelo fato de poder ser imbuído de outras qualidades. Amplamente usado na construção civil, transporte e eletrônicos, os plásticos retardadores de chamas são um mercado em crescimento para o d2pFR (retardante de chama) por serem desenvolvidos tanto para impedir o item de pegar fogo como para reduzir a velocidade de ignição, para dar às pessoas um pouco mais de tempo para escapar. Não é de surpreender que o mercado para plásticos retardadores de chamas tenha previsão de crescimento de 6,5% ao ano até 2025.

Recentemente, a Symphony introduziu dois aditivos recém-chegados a gama de tecnologias de proteção. O primeiro é um inibidor de corrosão a vapor (d2pVCI), que protege superfícies contra a corrosão e oxidação de metais ferrosos e não ferrosos, o outro é o repelente de roedores d2pRR.

 

ROEDORES

05

 

Roedores tem um forte instinto de mastigar e roer. Eles podem causar estragos nos sistemas elétricos se mastigarem os revestimentos e exporem os fios, o que significa que qualquer construção (nova ou antiga) pode ser afetada. Fios expostos podem causar incêndio e eletrocussão. Revestimentos plásticos com d2pRR para cabos elétricos garantem que roedores não o façam, e todos os cabos e condutores elétricos deveriam ter esta proteção.

 

Symphony continua a desenvolver e expandir sua gama de tecnologias de proteção para ajudar a economizar alimentos e dinheiro, mas mais importantes ainda para salvar vidas

 

A RES Brasil é distribuidora exclusiva de todas as tecnologias da Symphony.