China detecta amostra viva do coronavírus em embalagens de bacalhau congelado – Jovem Pan

destaque

Nota da RES BrasilTodos podem mudar este cenário e evitar a contaminação cruzada de doenças entre as pessoas que tocam nas embalagens.

Embalagens plásticas, tintas, vernizes, rótulos, luvas, máscaras, superfícies etc podem ser tratadas com a tecnologia d2pAM. Testada na Eurofins e Unicamp, a tecnologia mostrou resultados de redução de até 99,99% do coronavírus. E também reduz 99,999% das bactérias e fungos.

Continuando para a notícia…

A descoberta pode impulsionar pesquisas sobre a capacidade de sobrevivência e origem do vírus.

O Centro de Prevenção e Controle de Doenças da China indicou, pela primeira vez, a identificação de uma amostra viva do coronavírus em embalagens de pacotes de bacalhau congelados importados, recebidos no porto de Qingdao, palco do mais recente surto no país asiático. Segundo o órgão, “a primeira vez que se confirma fora de um laboratório que este novo coronavírus pode sobreviver por um longo período fora da embalagem de produtos em condições especiais de transporte refrigerado”. A descoberta pode demonstrar que “o coronavírus utiliza produtos refrigerados como transportadores”, o que permitiria sua propagação “além da fronteira e de longa distância”, relatou o jornal estatal “Global Times”.

Segundo ele, se a sequência genética do vírus detectada nas embalagens corresponder à encontrada em humanos, pode-se levantar a possibilidade de que o coronavírus seja originário de criaturas aquáticas, e não de morcegos ou pangolins. Na semana passada, as autoridades sanitárias chinesas concluíram que a origem do surto detectado no último dia 11, na cidade de Qingdao, aconteceu justamente pelo fato de dois estivadores do porto terem se contaminado ao entrarem em contato com produtos que eles continham restos do vírus. Esses dois positivos, diagnosticados em 24 de setembro, receberam tratamento no Hospital de Pulmonares de Qingdao, onde o recente surto foi descoberto semanas depois.

Fonte: Jovem Pan